logo

O manual para uma pele saudável


É necessário cuidar da pele para a manter saudável. A higiene diária é essencial para a manter limpa, saudável e em condições ideais para que possa cumprir as suas várias funções de protecção do organismo.
 
Seguindo algumas regras simples e com um pouco de atenção e cuidado, deverá poder desfrutar de todas as vantagens de uma pele saudável.

  • Limpeza diária

    Em primeiro lugar e antes de qualquer outra coisa, a pele deve estar limpa para funcionar adequadamente. Deve estar livre de poeira, sujidade, suor, células mortas e qualquer outro resíduo que lhe impeça de respirar. No entanto, muitas lavagens com sabonete, por exemplo, podem deixar a pele seca e irritada. E além disso produtos com muito perfume podem provocar reacções alérgicas e irritações graves. Por isso, é tão importante ter cuidado para escolher os produtos de higiene pessoal adequados ao seu tipo de pele.
     
    Independentemente dos produtos que escolher, devem estar especialmente formulados para proteger, hidratar e equilibrar o pH da sua pele.

  • Hidratação, hidratação e hidratação!

    Uma pele saudável é uma pele bem hidratada. A sua pele trabalha de forma activa para manter o seu equilíbrio graças aos seus factores naturais de hidratação e evitando que se evapore muita quantidade de água.
     
    Você pode ajudar utilizando produtos de higiene que reforcem a hidratação natural da sua pele.

  • Opções de estilo de vida

    A pele reflecte o estado geral de saúde do seu corpo. Um estilo de vida saudável faz muito pela saúde da sua pele: exercício físico regular para incentivar a circulação e melhorar a contribuição de oxigénio e nutrientes, uma dieta alimentar equilibrada e rica em vitamina A e ácidos gordos Omega-6 e beber muita água. Também significa que é preciso evitar maus hábitos tais como fumar ou consumir excessivamente álcool, além de dormir bem e, na medida do possível, reduzir o stress.

  • Proteja a sua pele

    Se você proteger a sua pele dos factores ambientais, evitará a desidratação e outros tipos de danos. Por exemplo, pode protegê-la destes factores usando um bálsamo de lábios ao esquiar ou ficando bem agasalhado durante o frio do Inverno. No Verão, o bronzeado dá bom aspecto, mas não deixe de usar protecção solar e cubra sempre a cabeça.

  • Evite as agressões externas

    Se você tem a pele sensível, evite os factores que podem prejudicá-la como a lã ou as roupas sintéticas, alguns produtos de limpeza ou cosméticos. Também pode haver factores relacionados com o regime alimentar tais como determinados alimentos.

  • Consulte o médico

    Se a sua pele sensível afecta a sua qualidade de vida, deve consultar um dermatologista.

Teste

os seus conhecimentos

Quanto sabe sobre a pele? Teste os seus conhecimentos com este simples questionário. As seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas?

  • 1

    Beber um litro e meio de água por dia é suficiente para manter a pele bem hidratada.