logo

Siga de perto os factores que podem influenciar a saúde da sua pele

A sua pele sob ataque.
É realmente surpreendente a forma como a pele protege o organismo das agressões externas. Diariamente deve fazer face a dezenas de factores que podem  alterá-la, desde os que estão relacionados com o ambiente àqueles que estão relacionados com o estilo de vida. Descubra quais são e como se defender.

  • Idade

    Além dos factores externos, a idade tem um impacto real no estado da sua pele. A pele adolescente está sujeita a mudanças hormonais que podem provocar acne e outras imperfeições da pele.
     
    À medida que envelhecemos, a pele pode mudar e ficar mais apagada ou seca. A sua capacidade de cumprir as suas funções principais pode diminuir e sofrer danos com maior facilidade. Isto não significa que a sua pele já não esteja saudável, está apenas mais fina, seca, com mais rugas e com uma maior necessidade de cuidados adicionais.

  • Qualidade do ar

    O ar contaminado adere à pele e pode obstruir os poros. As substâncias agressivas como o fumo e as partículas do ar penetram na camada externa e saturam o sistema de desintoxicação da pele. Como a pele está danificada, a água evapora-se, deixando a pele seca, exposta e propensa à irritação, à inflamação e ao avermelhamento, bem como a reacções alérgicas e inclusive a certas doenças.
     
    Os danos relacionados com o ar, que a pele pode sofrer, não se limitam ao exterior. O ar condicionado danifica a pele ao extrair a humidade do ar e cria um ambiente frio e seco que desidrata a sua pele duplamente.

  • Clima

    O sol pode fornecer-lhe um aspecto bronzeado e saudável, ao mesmo tempo que favorece a produção de vitamina D, mas também pode ser uma força destruidora para a pele. A exposição contínua aos raios solares ultravioleta pode provocar desidratação, danos térmicos, o aparecimento de rugas, pigmentação, produção de radicais livres ou inclusive danos ao ADN.
     
    A temperatura em si não altera muito a sua pele; o que a afecta verdadeiramente é a humidade do ambiente. Um índice baixo de humidade priva-a da sua hidratação, enquanto que o excesso de humidade exige das glândulas sudoríparas um rendimento pleno, fazendo com que a pele adquira um aspecto oleoso.

  • Estilo de vida

    O estilo de vida também pode influenciar de forma directa a saúde da pele. A falta de sono, por exemplo, reflecte-se claramente no seu rosto, e o stress emocional pode provocar comichão, urticária e palidez.
     
    O regime alimentar também desempenha um papel fundamental na saúde da sua pele. Se a sua alimentação não inclui os nutrientes necessários para a pele, pode ter um aspecto seco e sem brilho.
     
    Os maus hábitos como fumar e o consumo excessivo de álcool também são factores muito negativos. O álcool está associado às mudanças vasculares na superfície da pele e o tabaco provoca secura, irritação e envelhecimento prematuro.
     
    A falta de exercício é outro mau hábito que pode fazer com que a pele fique pálida e sem cor; mas também há outros hábitos que normalmente são considerados positivos, como por exemplo lavar-se com frequência, que podem ter efeitos indesejados. O excesso de higiene com sabonetes agressivos pode danificar a superfície da pele e impedir que a pele cumpra todas as suas funções.

    No que se refere ao aspecto físico, as roupas que escolher também podem provocar alterações na pele. As pessoas com pele sensível podem sentir irritação e comichão se usarem lã ou fibras sintéticas; as roupas muito justas provocam uma fricção irritando a pele. As tatuagens e piercings também têm o seu risco, como infecções e reacções alérgicas nas zonas afectadas.
     
    Finalmente, a sua escolha de produtos pode provocar alterações da pele. O contacto directo com os agentes irritantes ou químicos que se encontram nos sabonetes, detergentes ou tintas podem causar dermatites e outras doenças, especialmente nas peles sensíveis.

Teste

os seus conhecimentos

Quanto sabe sobre a pele? Teste os seus conhecimentos com este simples questionário. As seguintes afirmações são verdadeiras ou falsas?

  • 1

    Beber um litro e meio de água por dia é suficiente para manter a pele bem hidratada.