A pele saudável necessita

de cuidados diários

Mantenha a sua pele limpa

A pele precisa de estar limpa para funcionar adequadamente. Precisa de estar livre de pó, sujidade, suor, células mortas e quaisquer resíduos que previnam que respire. Especialmente nas cidades, o ar poluído poderá bloquear os poros, ao passo que o fumo ou as partículas no ar podem saturar o sistema de desintoxicação da sua pele. Contudo, lavar-se com demasiada frequência com sabonetes agressivos pode deixar a pele seca e irritada. Os produtos perfumados também podem provocar reações alérgicas e irritação. Certifique-se de que escolhe produtos de limpeza que são adequados ao seu tipo de pele e são formulados para proteger, hidratar e equilibrar o pH da sua pele.

Mantenha a sua pele hidratada

A pele saudável é pele bem hidratada. A sua pele tem os seus próprios fatores hidratantes naturais e está estruturada para evitar que a água se evapore. Contudo, o ar condicionado ou climas secos podem desidratar a sua pele. Qualquer que seja o ambiente, pode ajudar hidratando-se regularmente com a utilização de produtos que potenciam a hidratação natural da sua pele.

Mantenha a sua pele protegida dos elementos

Proteger a sua pele dos fatores ambientais irá ajudar a prevenir danos e a desidratação. Pode protegê-la dos elementos utilizando um bálsamo labial ao fazer esqui ou agasalhando-se no tempo frio de inverno. No verão, a exposição aos raios ultravioleta do sol pode provocar desidratação, danos térmicos, rugas, pigmentação, a produção de radicais livres e até danos no ADN — portanto, certifique-se de que usa proteção e um chapéu.

Mantenha a sua pele saudável

A sua pele reflete a saúde global do seu corpo. Por conseguinte, um estilo de vida saudável faz muito pela manutenção de uma pele saudável. Isto significa exercício físico regular para potenciar a circulação e melhorar o abastecimento de oxigénio e nutrientes; uma dieta equilibrada rica em nutrientes, como vitamina A e gorduras ómega 6, bem como beber imensa água. Também significa evitar maus hábitos como fumar ou consumo excessivo de álcool, bem como dormir o suficiente e, tanto quanto possível, limitar o stress.

Mantenha a sua pele protegida de fatores de desencadeamento

Se tem pele sensível, poderá ter determinados fatores de desencadeamento que provocam reações. Esses podem incluir vestuário de lã ou sintético, ou podem estar relacionados com a dieta, como determinados tipos de alimentos. Os produtos também desencadeiam reações cutâneas. O contacto direto com substâncias irritantes e químicos encontrados em sabonetes, detergentes, cosméticos e tintas pode causar dermatite de contacto e outras condições. Assim que descobrir a natureza dos seus fatores de desencadeamento, pode tomar cuidado para os evitar.

Consulte o seu médico

Se a sua pele sensível está a afetar o seu bem-estar, deve pedir conselhos ao seu dermatologista.