Sobre a pele

Abraçar e dar as mãos em segurança aos seus entes queridos

Há algo mágico no gesto de abraçar um ente querido no sofá num dia frio e chuvoso. Da mesma forma, sabe bem dar as mãos ou até receber um grande abraço de um amigo que já não víamos há muito tempo. Tudo isto são formas de contacto positivo e tem efeitos muito reais nas hormonas do nosso corpo.

Abraçar e dar as mãos em segurança aos seus entes queridos

Tudo começa na pele

É óbvio que o contacto humano começa na pele, o nosso maior órgão. Quando alguém lhe toca, cria-se uma pressão na pele que envia um sinal ao cérebro que por sua vez envia sinais para diferentes partes do nosso corpo, até para os órgãos. O contacto positivo, como diferentes tipos de abraços ou um amigo a dar as mãos, tem grandes efeitos em diferentes partes do seu corpo.

Ajuda a libertar o stress

Por mais simples que seja, dar um abraço ou dar as mãos tem um grande impacto na redução do stress. Quando recebe este tipo de contacto positivo dos seus entes queridos, o seu corpo diminui os respetivos níveis de cortisol, a hormona responsável pelo stress. Na verdade, o contacto humano pode ser tão poderoso que até um simples toque no braço de alguém pode ter um efeito positivo.

Além de ter simplesmente um efeito calmante e de reduzir o stress, abraçar ou dar as mãos aumenta a libertação de oxitocina, também conhecida como hormona do amor, que ajuda a desenvolver a confiança. Pode observar-se isto frequentemente nos ambientes familiares saudáveis onde as pessoas são dadas ao toque.

Contacto positivo e Sanex

Dado que abraçar e dar as mãos são gestos tão agradáveis e benéficos para nós, quererá certamente cuidar da sua pele para tirar o máximo partido do contacto humano. Uma forma de o fazer é utilizar um sabonete para as mãos que nutra e cuide da sua pele. Pode experimentar o Sabonete líquido para as mãos Sanex Hygiene Protector, que ajuda a nutrir, hidratar e restaurar o pH natural da pele. Também é formulado com um agente antibacteriano natural para lhe dar mais proteção. Conhecemos as enormes capacidades da pele e é por isso que trabalhamos para a manter saudável.

Referências:

https://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=128795325&t=1603372701088

PARTILHAR ESTE ARTIGO