Sobre a pele

Dicas de cuidado da pele: Qual é a diferença entre pele seca e desidratada?

As necessidades da pele estão em constante mudança e há muitos fatores, desde as condições meteorológicas ao sistema imunitário, que podem afetar a sua saúde. Um problema habitual e que influencia todos os tipos de pele é a desidratação − um problema muitas vezes confundido com a secura. Mas como saber a diferença e garantir que cuidamos eficientemente da nossa pele?

Quais são as causas da pele seca?

A pele seca é provocado por fatores ambientais como o sol, a poluição ou a humidade –e também pode ser uma questão genética. Os tipos de pele mais seca têm muitas vezes uma barreira protetora enfraquecida, com dificuldade em reter a água e os lípidos importantes que contribuem para a hidratação. É frequente as peles secas não absorverem bem produtos como os cremes hidratantes (por isso, são necessárias fórmulas mais fortes). Também é habitual serem afetadas por escamação, rigidez e falta de brilho.

Dicas de cuidado da pele: Qual é a diferença entre pele seca e desidratada?

Como se pode distinguir a pele seca da pele desidratada?
A desidratação não é um tipo de pele, mas um efeito secundário da falta de água no corpo. Por norma, pode avaliar se a pele está desidratada pelo modo como absorve produtos. A pele desidratada absorve rapidamente os cremes hidratantes e fica parecer que ainda precisa de mais creme. Também pode senti-la muito esticada e sem brilho quando sai do duche.

Cuidar da pele desidratada

É importante dar uma hidratação adequada à pele desidratada para evitar danos. Após identificar que a sua pele está desidratada, pode usar as loções corporais e os cremes hidratantes adequados para a hidratar. Também deve beber seis a oito copos de água por dia para hidratar a pele a partir de dentro.

Os melhores produtos hidratantes e de cuidado da pele

Cuidar da pele seca:

O Gel de Banho Zero% Pele Seca da Sanex contribui para a hidratação e saúde da sua pele devido aos hidratantes naturais e a uma quantidade inferior de químicos. Após o duche, aplique um creme hidratante para reter a hidratação e manter a pele suave e confortável.

Cuidar da pele desidratada

Uma excelente forma de mitigar as necessidades da pele desidratada é usar um gel de duche hidratante como o Gel de Banho Dermo Protetor da Sanex. É ideal para todos os tipos de pele normal e ajuda a repor a barreira protetora da pele, ao mesmo tempo que mantém o seu pH natural, sendo que ambos podem ficar comprometidos em caso de desidratação da pele.

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

Conselhos Dos Especialistas

Dr Zac Handler

A pele sensível e muito sensível pode reagir e ser desencadeada por fatores como perfumes, químicos agressivos e, inclusivamente, água dura.