Sobre a pele

Como cuidar da pele seca: Causas, tratamento e conselhos de prevenção

Aquecimento central, sol, poluição e até a água dura. Existem muitas razões para a pele ficar seca. Aqui explicamos as causas da pele seca e como pode cuidar dela de forma mais suave.

Por que motivo a minha pele fica seca?

A pele seca é um problema comum. Pode ser causada por muitos fatores: o sol, os produtos para a pele perfumados ou agressivos, a água dura, a humidade, o envelhecimento ou até a genética. Estes agressores ambientais podem danificar a função de barreira natural da epiderme e causam perda de água transepidérmica, um processo em que a água se evapora da superfície da pele, tornando-a mais seca. A falta de óleos naturais também leva ao aparecimento de sinais de envelhecimento prematuro, como linhas de expressão, pele flácida e rugas.

A pele seca torna-se mais comum com o envelhecimento, em determinadas condições médicas e em ambientes com ar seco

Dr Zac Handler, Especialista em Dermatologia.

How to care for dry skin: Causes, treatment and prevention advice

"A pele seca torna-se mais comum com o envelhecimento, em determinadas condições médicas e em ambientes com ar seco", explica o dermatologista Zac Handler. "Embora os sabonetes possam acentuar esta condição, a causa subjacente é a ausência de óleos (lípidos) na camada superior da pele. Além disso, também ocorre uma redução do fator de hidratação natural. Isto impede que a pele seja capaz de reter a água que evapora, deixando-a áspera e escamada”.

O que piora o estado da pele seca?

Quando sente que a sua pele está seca, existem algumas coisas que deve evitar para não agravar o problema:

Limpar a pele em excesso

O excesso de limpeza da pele com sabonetes e produtos agressivos pode remover os seus óleos e lípidos essenciais. Por isso, nos dias em que a pele está muito seca tente tomar apenas um banho ou duche com água tépida e utilize emolientes e géis de banho suaves. Embora saibam bem, os duches com água muito quente causam desidratação da epiderme.

Proteja a pele dos danos do sol

Os UVA são raios de ondas longas emitidos pelo sol estão presentes durante todo o ano, mesmo nos dias cinzentos e nublados, e são responsáveis por danos nas camadas mais profundas da pele. Danificam a função de barreira natural da epiderme e destroem proteínas importantes que ajudam a manter a pele hidratada, como o colagénio. Proteja a sua pele, aplicando um protetor solar de amplo espectro com fator FPS elevado. Isso vai proteger dos raios ultravioleta e ajuda a evitar que a pele fique seca.

Invista num humidificador

O aquecimento central contribui para o conforto de sua casa, mas é uma causa frequente da pele seca. Quanto mais seco for o ar, mais seca fica a pele. Uma forma simples de evitar isto é investir num humidificador de ar fresco, que ajuda a aumentar a humidade presente no ar. Mantenha a barreira da sua pele hidratada, colocando o humidificador no quarto enquanto dorme.

Cuidar da pele seca

Como a pele seca é causada pela perda de humidade, é importante substituí-la por produtos suaves de limpeza e hidratação ricos em emolientes. “Para as peles propensas à secura, é importante usar hidratantes regularmente”, aconselha o Dr. Zac Handler. “Em períodos mais críticos, é possível que o seu dermatologista lhe receite esteroides tópicos para acelerar a recuperação."

Para casos menos graves de pele seca, uma boa rotina de cuidado da pele ajuda a manter os níveis corretos de hidratação. Comece por lavar o corpo com um produto suave como o Gel de Banho Dermo Micelar Sem Sabão da Sanex. A sua fórmula suave contém óleos dermatológicos que restauram o equilíbrio natural da pele, nutrindo a barreira protetora da pele e mantendo o seu pH natural. Quando sair do duche, aplique um creme hidratante completo em todo o corpo pouco depois de se secar. Isto ajuda a reter a hidratação.

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

CONSELHOS DOS ESPECIALISTAS

Dr Zac Handler

A limpeza excessiva com produtos agressivos e sabonetes pode retirar óleos essenciais e lipídios da pele.