Sobre a pele

Como cuidar da pele propensa a eczema: Sintomas, causas, tratamentos e conselhos de prevenção

Se sofre de eczema ou dermatite atópica, não está só. De facto, de acordo com a Allergy UK, estima-se que já tenham sido diagnosticadas 15 milhões de pessoas no Reino Unido com esta condição da pele e são receitados milhões de cremes dermatológicos anualmente. Mas então o que provoca o eczema, como sabemos que o temos e qual é a melhor forma de o tratar?

O que provoca o eczema?

O eczema é uma condição da pele e não um tipo de pele. Pode ter diversas causas, incluindo a genética, um sistema imunitário débil, ou estímulos ambientais como as alergias. É especialmente comum nos bebés e nas crianças. Os estímulos que o desencadeiam podem enfraquecer a função da barreira natural da pele, que deixa de conseguir reter devidamente a água. Consequentemente, a pele fica mais seca e mais sensível.

"O termo eczema é um termo genérico muitas vezes usado para nos referirmos à dermatite atópica, uma condição genética em que os pacientes desenvolvem placas vermelhas escamosas, especialmente na parte interna nos cotovelos, nas bochechas e atrás dos joelhos," explica o dermatologista Zac Handler. "Esta condição, frequente na infância, ainda está a ser estudada, mas é vista como uma condição inflamatória sistémica com manifestações na pele."

O termo eczema é um termo genérico muitas vezes usado para nos referirmos à dermatite atópica, uma condição genética em que os pacientes desenvolvem placas vermelhas escamosas, especialmente na parte interna nos cotovelos, nas bochechas e atrás dos joelhos

Dr Zac Handler, Especialista em Dermatologia.

Como cuidar da pele propensa a eczema: Sintomas, causas, tratamentos e conselhos de prevenção

Como sei que tenho eczema?

O eczema é uma inflamação da pele e normalmente manifesta-se através de crosta seca ou de uma erupção vermelha que provoca comichão. Ao contrário do que acontece com os tipos de pele seca, o eczema é ligeiramente mais imprevisível e as erupções podem ocorrer a qualquer momento. Pode sentir piorar o seu eczema em momentos de stress, quando sofre de alergias como a febre dos fenos ou quando não dorme o suficiente. Ao longo do tempo, é possível distinguir causas específicas que ajudam a gerir esta condição um pouco melhor.

Existem vários tipos de eczema?

Como posso cuidar da minha pele seca e do eczema?

O eczema deve ser tratado com cremes ricos em emolientes criados para acalmar a inflamação da pele e suavizar a comichão. Em casos de eczema muito graves, o seu médico pode receitar-lhe cremes com esteroides. De qualquer modo, no dia a dia, deve evitar produtos com fragrâncias e ingredientes agressivos.

“As lesões da pele seca devem-se a um problema na barreira da epiderme, que permite a evaporação da água", afirma o Dr. Zac Handler. “Isto causa comichão na pele, que pode ser atenuada com hidratantes. Além disso, é importante evitar sabonetes que sequem a pele e produtos com fragrâncias, pois podem agravar o eczema. Para lesões na pele com aspeto inflamado, é habitual usar-se um esteroide tópico para reduzir a inflamação."

Use produtos com fórmulas mínimas

Experimente usar produtos de limpeza com ingredientes mínimos, como o Gel de Duche Zero% Sensitive Skin da Sanex. É adequado para as peles mais sensíveis, pois não contém corantes, sabonetes ou fragrâncias. É a escolha ideal para a pele irritada com propensão para eczema. Durante uma erupção, também pode experimentar o gel de duche ou banho Advanced AtopiCare da Sanex. Esta fórmula de limpeza diária suave foi criada em parceria com dermatologistas para minimizar a irritação com óleos e emolientes. A sua pele deve ficar suave e confortável. Aplique depois um creme hidratante sobre todo o corpo e rosto para reter a hidratação.

LDica importante da Sanex: A pele propensa a eczema pode ser exacerbada pela água quente. Lembre-se de manter a água do banho ou do duche a uma temperatura média.

Referências:

 

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

CONSELHOS DOS ESPECIALISTAS

Dr Zac Handler

A pele sensível e muito sensível pode reagir e ser desencadeada por fatores como perfumes, químicos agressivos e, inclusivamente, água dura.