SoBRE A PELE

Como cuidar da pele oleosa: Causas, tratamento e conselhos de prevenção

Se tiver um tipo de pele oleosa, as suas preocupações são provavelmente os pontos negros, os poros visíveis e as erupções cutâneas. De igual modo, a maquilhagem fica-lhe muito bem quando a aplica, mas o aumento de oleosidade durante o dia faz com que comece a sair e a pele fica mais brilhante nas fotos. Também acontece consigo? Com o nosso guia especializado, irá perceber as necessidades da pele extremamente oleosa e descobrir os cuidados a ter com a pele oleosa mais adequados para si.

Quais são as características da pele oleosa?

A pele oleosa tem tendência para parecer gordurosa e brilhante em especial na zona T (testa, nariz e queixo). Os poros também se podem tornar muito grandes e visíveis, e ficam obstruídos com pontos negros. Pode igualmente apresentar propensão para erupções cutâneas em áreas oleosas do rosto e do corpo.

O que provoca a pele oleosa?

De acordo com o estudo "The Irritancy of Soaps and Syndets", de Strube DD e Nicoll G, a pele oleosa resulta da libertação excessiva de gordura − um produto natural das glândulas sebáceas que contribui para manter a pele saudável − na superfície da pele. Para além de reduzir a perda de água na pele, a gordura também protege das bactérias e dos fungos. As glândulas sebáceas aumentam a produção de gordura durante a puberdade, o que pode provocar pele oleosa e congestionada. As alterações hormonais, a genética e o stress também levam à oleosidade da pele.

"A pele oleosa faz com que as células da pele comecem a ficar pegajosas e consequentemente podem tapar os poros e provocar erupções de acne", explica o dermatologista Zac Handler. “Isto acontece durante a puberdade, altura em que se dá um aumento rápido das hormonas andrógenas como a testosterona e a progesterona. Durante a gravidez, ocorre um aumento da progesterona, resultando numa maior produção de glândulas oleosas e numa maior tendência para erupções de acne."

A pele oleosa faz com que as células da pele comecem a ficar pegajosas e consequentemente podem tapar os poros e provocar erupções de acne

Dr Zac Handler, Especialista em Dermatologia.

Como cuidar da pele oleosa: Causas, tratamento e conselhos de prevenção

Conselhos para cuidar da pele oleosa

Produtos de limpeza da pele

Embora ter pele oleosa não seja em si um problema, existem tratamentos que ajudam a reduzir a oleosidade, como produtos de limpeza da pele com nível de pH 9 ou sabonetes mais suaves. Mas certifique-se de que não lava a pele demasiadas vezes para evitar que seque. Uma ou duas vezes por dia é suficiente para controlar os níveis de oleosidade.

Também é aconselhável evitar produtos com fragrâncias ou mais agressivos, como os esfoliantes físicos, que podem causar o aumento de gordura. Procure produtos de limpeza com esfoliantes químicos suaves, como o ácido salicílico ou o ácido glicólico, que ajudam no processo de renovação das células e reduzem os níveis de congestão e oleosidade. Os tonificadores naturais com ingredientes anti-inflamatórios, como a hamamélis, também ajudam a melhorar o aspeto da pele oleosa.

Produtos de limpeza para o corpo

Se a pele do seu corpo for oleosa, siga os mesmos princípios da limpeza do rosto e aplique um produto de limpeza suave todos os dias. O Gel de Banho Zero% Anti-poluição da Sanex é perfeito para tipos de pele oleosa, com a sua fórmula com um complexo de ácido à base de frutas de efeito esfoliante suave. Este passo contribui para o processo de regeneração natural da pele, ao mesmo tempo que hidrata profundamente e restaura o nível de pH natural da pele.

Gel de Banho Dermo Micelar Sem Sabão da Sanex é outra excelente opção, já que pode ser usado no rosto e no corpo. Ajuda a remover a gordura e as impurezas da pele, deixando-a purificada, hidratada e com a sua barreira natural equilibrada. Aplique diariamente para manter o equilíbrio da pele.

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

CONSELHOS DOS ESPECIALISTAS

Dr Zac Handler

A água quente pode exacerbar uma pele propensa a eczema. Mantenha a água do seu banho ou duche a uma temperatura média.