Como cuidar da pele oleosa: Causas, tratamento e conselhos de prevenção
Se tiver um tipo de pele oleosa, as suas preocupações são provavelmente os pontos negros, os poros visíveis e as erupções cutâneas. De igual modo, a maquilhagem fica-lhe muito bem quando a aplica, mas o aumento de oleosidade durante o dia faz com que comece a sair e a pele fica mais brilhante nas fotos. Também acontece consigo? Com o nosso guia especializado, irá perceber as necessidades da pele extremamente oleosa e descobrir os cuidados a ter com a pele oleosa mais adequados para si.
Quais são as características da pele oleosa?
A pele oleosa tem tendência para parecer gordurosa e brilhante em especial na zona T (testa, nariz e queixo). Os poros também se podem tornar muito grandes e visíveis, e ficam obstruídos com pontos negros. Pode igualmente apresentar propensão para erupções cutâneas em áreas oleosas do rosto e do corpo.
O que provoca a pele oleosa?
De acordo com o estudo "The Irritancy of Soaps and Syndets", de Strube DD e Nicoll G, a pele oleosa resulta da libertação excessiva de gordura − um produto natural das glândulas sebáceas que contribui para manter a pele saudável − na superfície da pele. Para além de reduzir a perda de água na pele, a gordura também protege das bactérias e dos fungos. As glândulas sebáceas aumentam a produção de gordura durante a puberdade, o que pode provocar pele oleosa e congestionada. As alterações hormonais, a genética e o stress também levam à oleosidade da pele.
"A pele oleosa faz com que as células da pele comecem a ficar pegajosas e consequentemente podem tapar os poros e provocar erupções de acne", explica o dermatologista Zac Handler. “Isto acontece durante a puberdade, altura em que se dá um aumento rápido das hormonas andrógenas como a testosterona e a progesterona. Durante a gravidez, ocorre um aumento da progesterona, resultando numa maior produção de glândulas oleosas e numa maior tendência para erupções de acne."
“A pele oleosa faz com que as células da pele comecem a ficar pegajosas e consequentemente podem tapar os poros e provocar erupções de acne”
Dr Zac Handler, Especialista em Dermatologia.

Conselhos para cuidar da pele oleosa
Produtos de limpeza da pele
Embora ter pele oleosa não seja em si um problema, existem tratamentos que ajudam a reduzir a oleosidade, como produtos de limpeza da pele com nível de pH 9 ou sabonetes mais suaves. Mas certifique-se de que não lava a pele demasiadas vezes para evitar que seque. Uma ou duas vezes por dia é suficiente para controlar os níveis de oleosidade.
Também é aconselhável evitar produtos com fragrâncias ou mais agressivos, como os esfoliantes físicos, que podem causar o aumento de gordura. Procure produtos de limpeza com esfoliantes químicos suaves, como o ácido salicílico ou o ácido glicólico, que ajudam no processo de renovação das células e reduzem os níveis de congestão e oleosidade. Os tonificadores naturais com ingredientes anti-inflamatórios, como a hamamélis, também ajudam a melhorar o aspeto da pele oleosa.
Produtos de limpeza para o corpo
Se a pele do seu corpo for oleosa, siga os mesmos princípios da limpeza do rosto e aplique um produto de limpeza suave todos os dias. O Gel de Banho Zero% Anti-poluição da Sanex é perfeito para tipos de pele oleosa, com a sua fórmula com um complexo de ácido à base de frutas de efeito esfoliante suave. Este passo contribui para o processo de regeneração natural da pele, ao mesmo tempo que hidrata profundamente e restaura o nível de pH natural da pele.
O Gel de Banho Dermo Micelar Sem Sabão da Sanex é outra excelente opção, já que pode ser usado no rosto e no corpo. Ajuda a remover a gordura e as impurezas da pele, deixando-a purificada, hidratada e com a sua barreira natural equilibrada. Aplique diariamente para manter o equilíbrio da pele.
PARTILHAR ESTE ARTIGO

CONSELHOS DOS ESPECIALISTAS
Dr Zac Handler
A água quente pode exacerbar uma pele propensa a eczema. Mantenha a água do seu banho ou duche a uma temperatura média.