Sobre a pele

Como cuidar da pele sensível: Causas, tratamento e conselhos de prevenção

Se tiver pele sensível, pode haver dias em que sente que tudo incomoda: o pólen, o sol, os animais, o detergente da roupa e até emoções como o stress. Embora não seja possível evitar todos estes fatores externos, pode tentar aliviar os sintomas cuidando da sua pele. Tem aqui um guia dos melhores cuidados para pele sensível e dos melhores produtos para tratar os seus sintomas.

Como cuidar da pele sensível: Causas, tratamento e conselhos de prevenção

Características da pele sensível

A pele sensível pode afetar a maior parte das áreas do corpo, incluindo couro cabeludo, lábios, mãos, corpo e rosto e pode ser identificada pelas sensações que provoca: comichão, irritabilidade, ardor, picadas e pode sentir a pele esticada. Também provoca vermelhidão na pele e, por vezes, rugosidade, inchaço e erupções cutâneas. Contudo, na maioria dos casos, vai sentir a pele a ficar mais sensível ainda antes de conseguir ver essas reações.

Causas da pele sensível

A pele é capaz de se proteger dos agressores do meio ambiente (como a poluição e as bactérias) através da sua barreira protetora natural. Esta barreira também ajuda a pele a manter-se hidratada e impede que o corpo perca água excessivamente. Se a pele começar a ficar mais sensível, significa que essa barreira está enfraquecida − seja devido a fatores internos, como o stress e o cansaço, ou externos, como a mudança do clima.

Cuidar da pele sensível

Embora não seja possível controlar todos os fatores ambientais que irritam a sua pele, pode controlar os produtos que usa para a limpar e hidratar. Evite produtos agressivos ou que possam secar a pele, como sabonetes e produtos muito perfumados, já que podem remover os óleos essenciais da pele que mantêm a barreira de proteção hidratada. Em vez disso, utilize produtos criados especialmente para as necessidades da pele sensível, com o mínimo de ingredientes.

No duche

Lave o corpo no banho ou no duche com um produto delicado como o Sanex Dermo Protector Gel de Banho da Sanex. Formulado com lactoserum (soro de leite), deixa a pele suave e confortável. E, para a pele muito sensível, também pode optar pelo Gel de Duche Zero% Pele Sensível da Sanex. Não contém corantes nem sabão e é totalmente isento de fragrâncias e de fragrâncias alergénicas. Opte por este produto se a sua pele estiver hipersensível.

No banho

Se adora banhos de espuma mas considera as bolhas muito irritantes, experimente uma alternativa como o Sanex Dermo Protector Gel de Banho da Sanex. Esta fórmula contém lactoserum, um ingrediente rico em proteínas do leite que deixa a pele suave e confortável. Também contribui para a recuperação dos níveis de pH natural da pele. Experimente este produto antes de se deitar para acalmar as comichões e a sensibilidade durante a noite.

Debaixo dos braços

As axilas são uma zona do corpo muito sensível, especialmente durante o tempo húmido e frio. Se os desodorizantes lhe deixam a pele debaixo do braço vermelha e sensível, opte por um produto mais delicado, como o Roll-on Zero Sensitive da Sanex. Fornece uma proteção eficaz contra os odores durante 24 horas e não contém cloridrato de alumínio (ACH) nem álcool etílico.

Corpo

A pele sensível precisa de estar hidratada para poder reparar a barreira protetora e substituir os lípidos perdidos. Assim, quando sair do banho ou do duche, aplique um hidratante sem fragrância em todo o corpo. Aplique diariamente para reduzir a sensibilidade.

Mãos

A sensibilidade nas mãos é muito comum. Por isso, é importante mantê-las hidratadas e protegidas durante todo o dia. Use luvas de proteção para tarefas como lavar e limpar a louça e aplique um creme após cada lavagem.

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

Conselhos Dos Especialistas

Dr Zac Handler

Utilize produtos criados especialmente para as necessidades da pele sensível, com o mínimo de ingredientes.