Sobre a pele

Como o contacto com a pele daqueles de quem mais gostamos pode reforçar o nosso sistema imunitário

O toque físico é essencial desde o momento em que nascemos e isso começa através do contacto da pele com as nossas mães ou os nossos pais. Qualquer que seja a nossa idade, continuamos a precisar e a adorar o contacto físico com os outros. Basta pensar naquele abraço apertado que ajuda a sentir-se melhor quando está em baixo, no abraço carinhoso da pessoa com quem partilha a sua vida ou num amigo a colocar o braço à volta do seu ombro. Para além de nos fazer sentir bem, a experiência do toque tem muitas outras vantagens e pode até reforçar o seu sistema imunitário. Continue a ler para descobrir como isso acontece.

Cómo cuidar de la piel sensible: causas, tratamiento y prevención

Contacto da pele para um sistema imunitário saudável

Quer seja dar as mãos, receber uma massagem nas costas ou um abraço, vai sentir as vantagens do contacto da pele. Estudos demonstraram que, em momentos de stress, o toque físico positivo com alguém ajuda a reduzir o ritmo cardíaco, a baixar a tensão arterial e a diminuir as hormonas do stress. Para além disso, verifica-se também um aumento da oxitocina, a “hormona do amor”, que nos ajuda a relaxar. Por outro lado, em situações de muito stress produzirmos cortisol, o que tem um impacto negativo no nosso sistema imunitário. Uma vez que o contacto da pele ajuda a reduzir o stress, investigações indicam que isso pode reforçar o sistema imunitário.

Reforçar o sistema imunitário dos recém-nascidos

As bactérias "boas" na nossa pele e no nosso sistema intestinal constituem parte de um sistema imunitário saudável. Ajudam a impedir que as bactérias "nocivas" se agarrem à pele e cresçam nos nossos corpos. Quando os bebés nascem, ainda não têm estas bactérias "boas", motivo pelo qual o contacto da pele é tão importante para os recém-nascidos. Quando os bebés recebem um contacto de pele com pele, as bactérias "boas" na pele da mãe passam para a sua pele, o que pode ajudar a proteger os bebés de alguns tipos de infeções. As novas mães devem tentar manter o contacto da pele com pele pelo máximo de tempo possível depois do nascimento do bebé.

Como os produtos de cuidados da pele Sanex podem ajudar no toque físico

Uma vez que o contacto da pele é tão importante e pode reforçar o seu sistema imunitário, vai querer ter uma pele macia e flexível, agradável ao toque. A Sanex dispõe de uma gama de produtos que ajudam a atingir este objetivo. Pode experimentar o Gel de duche Sanex Dermo Hidratante, ideal para a pele normal a seca. A sua fórmula calmante ajuda a hidratar, proteger e restabelecer as barreiras da pele, respeitando o equilíbrio natural do PH. Também pode experimentar o Gel de duche Sanex Zero% para pele normal, testado dermatologicamente e desenvolvido com ingredientes cuidadosamente selecionados. Para reduzir o risco de irritação cutânea, não contém sulfatos, sabão nem corantes.

Faça o melhor pela sua pele para tornar o contacto físico o mais agradável possível.

Referências:

https://www.healthline.com/health-news/how-touching-your-partner-can-make-both-of-you-healthier

https://hcavirginiaphysicians.com/about/newsroom/the-benefits-of-skin-to-skin-contact-after-birth

PARTILHAR ESTE ARTIGO