Sobre a pele

O papel da pele no nível de serotonina e oxitocina no seu corpo

Um toque carinhoso, um abraço apertado ou até um braço à volta dos ombros – são tudo formas de toque positivo e que nos faz sentir bem. Isso acontece porque quando sentimos um toque positivo, os nossos corpos libertam serotonina e oxitocina, hormonas responsáveis pelo amor e pela felicidade. Existem várias formas de aumentar a serotonina e aumentar a oxitocina, que vamos abordar neste artigo. Mas primeiro vamos saber o que são.

El papel de la piel en los niveles de serotonina y oxitocina de tu cuerpo

O que são a oxitocina e a serotonina?

Existem várias hormonas no nosso corpo que podem melhorar a nossa disposição e promover um sentimento de bem-estar geral. Entre elas, a serotonina é responsável pelo bem-estar e pela felicidade, enquanto a função da oxitocina consiste em regular as ligações, o amor e a confiança. A parte realmente interessante sobre estas hormonas é que são influenciadas pelo ambiente que nos rodeia, pelas relações, pela dieta, pelo exercício e, por vezes, até pelos micróbios presentes no nosso intestino.

Como aumentar a serotonina

Se o seu objetivo for descobrir como aumentar a serotonina, fique a saber que é muito simples e, como já terá adivinhado, agradável.

A primeira forma é receber alguma luz solar na pele. Os raios UV absorvidos através da pele produzem vitamina D no corpo, o que promove a produção de serotonina. Só não se esqueça de aplicar protetor solar antes de apanhar sol!

A segunda forma é através do exercício, que comprovadamente promove a produção e a libertação de serotonina.

A terceira forma é através da lembrança de momentos felizes. O simples ato de pensar em boas recordações ajuda a aumentar os níveis de serotonina.

A última forma é através do toque. Mais especificamente, massagens. As massagens aumentam os níveis de serotonina, proporcionando uma sensação de bem-estar e de felicidade.

Como aumentar a oxitocina

Se pretender saber como aumentar a oxitocina, existem algumas formas muito fáceis de o fazer. Dado que a função da oxitocina é regular as ligações, o amor e a confiança, as formas de promover esta hormona envolvem quase sempre outras pessoas. Partilhar uma refeição com alguém, dar ou receber um presente ou verbalizar o seu amor por outra pessoa são excelentes formas de aumentar a serotonina. A outra forma é através do contacto. Abraçar, acariciar ou até dar as mãos pode aumentar a oxitocina e fazer com que a pessoa sinta uma maior ligação com outras pessoas.

Como é que a Sanex pode ajudar

Tal como descobrimos, a nossa pele desempenha um papel importante nas duas hormonas responsáveis pelo amor e a felicidade. Quer se trate de uma massagem, dar as mãos ou um abraço, o contacto da pele é essencial para promover a produção destas hormonas. É por isso que é importante para a Sanex disponibilizar-lhe produtos que cuidam da sua pele e é por isso que se destinam a manter a sua pele saudável. Para uma pele macia, que dá vontade de tocar e que se sente amada, experimente o Gel de duche Sanex Dermo Hidratante. A sua fórmula calmante ajuda a hidratar, proteger e restabelecer as barreiras da pele, respeitando o equilíbrio natural do PH. Também pode experimentar o Gel de duche Sanex Zero% Pele Sensível, sem fragrâncias e com uma fórmula especial que apenas contém ingredientes cuidadosamente selecionados para cuidar da pele sensível e reduzir o risco de irritações.

Independentemente da sua escolha, é importante manter a sua pele saudável, com o benefício adicional de aumentar a produção das hormonas do amor e da felicidade.

Referências:

https://atlasbiomed.com/blog/serotonin-and-other-happy-molecules-made-by-gut-bacteria/

https://www.psychologytoday.com/gb/blog/prefrontal-nudity/201111/boosting-your-serotonin-activity

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4701942/

https://www.healthline.com/health/how-to-increase-oxytocin#kindness

https://www.skincancer.org/blog/sun-protection-and-vitamin-d/

PARTILHAR ESTE ARTIGO