SOBRE A PELE

O que é pele sensível e como saber se sofro desse problema?

Em alguma altura da sua vida poderá notar que tem a pele sensível. Provavelmente, este problema é mais comum do que imagina e muitas pessoas sofrem do mesmo. Existem diversas causas para a pele sensível e uma delas poderá ser o desequilíbrio do microbioma da pele. Continue a ler para saber mais sobre pele sensível e o que pode fazer para aliviar os sintomas. 

O que é pele sensível e como saber se sofro desse problema?

O que é o microbioma da pele?

Na nossa pele vivem mais de mil tipos diferentes de micro-organismos. Mas não tem que se preocupar, porque é normal e até benéfico para a saúde da pele. Todos estes micro-organismos formam o seu microbioma da pele, onde existem bactérias boas e bactérias más. Para uma pele realmente saudável é muito importante manter o equilíbrio do microbioma da pele.

A pele sensível é um tipo de pele ou uma doença?

Sabemos que existem tipos de pele diferentes – normal, seca, oleosa ou uma combinação entre elas, por isso poderá questionar, “o que é pele sensível?” Normalmente, a pele sensível é sintoma de outro problema. Até pode nunca se aperceber de que tem pele sensível até ter uma reação a um determinado produto cosmético. A pele sensível pode dever-se a uma série de fatores diferentes, como a pele seca ou eczema (dermatite atópica). Por vezes, o que causa estes problemas é o desequilíbrio do seu microbioma da pele.

De que forma o seu microbioma afeta a hidratação da pele?

Quando o seu microbioma está desequilibrado, algumas bactérias más podem desencadear inflamação e secura da pele, podendo gerar sensibilidade. É por isso que é importante manter o microbioma saudável e a pele hidratada. Existem algumas formas fáceis de manter os níveis ideais do seu microbioma e de bactérias boas, prevenindo a possibilidade de desenvolver sensibilidade da pele.

Como proteger o microbioma da pele e prevenir a pele sensível

Proteger o microbioma da sua pele para ajudar a evitar a pele sensível é mais fácil do que possa pensar. Sanex BiomeProtect é uma nova gama de produtos desenvolvida especificamente para este fim. Esta gama, que pode ser integrada na sua rotina diária de cuidados da pele, inclui produtos hipoalergénicos especificamente desenvolvidos para pele sensível. Pode experimentar o Gel de banho Sanex BiomeProtect Dermo Sensitive, que nutre as bactérias boas e limita a ação das bactérias más, ao mesmo tempo que torna a sua pele mais resistente às agressões externas e menos propensa a ficar seca após o duche. Também foi pensada para ajudar a acalmar a pele sensível.

Além de reduzir o prurido e aumentar a hidratação natural, acredita-se que a hidratação da pele em pessoas com "pele sensível" ajuda a evitar a disbiose do microbioma.

Dr. Zac Handler

Se costuma sentir a sua pele irritada, pode experimentar o Gel de banho hipoalergénico Sanex BiomeProtect Dermo. Foi desenvolvido especificamente para nutrir o seu microbioma e lavar delicadamente a pele sensível, ao mesmo tempo que reforça as defesas naturais. A sua fórmula avançada nutre as bactérias boas e limita a ação das bactérias más para reforçar a barreira da sua pele e minimizar o risco de irritações.

Quando usados na sua rotina diária de cuidados da pele, estes produtos Sanex podem ajudar a evitar a pele sensível, mantendo-a saudável e fazendo com que se sinta mais confortável.

Referências

https://www.nature.com/articles/srep36062

https://www.healthline.com/health/skin-disorders/sensitive-skin

https://www.mindfood.com/article/everything-you-need-to-know-about-your-skins-microbiome/

PARTILHAR ESTE ARTIGO