Gravidez

Cuidar da pele durante a gravidez: Os melhores produtos para a pele durante a gravidez

Durante a gravidez, o corpo é inundado por todo um novo conjunto de hormonas que podem mudar completamente a pele. Enquanto algumas mulheres desfrutam do famoso "brilho das grávidas", outras podem sofrer de problemas como o melasma, sensibilidade e acne hormonal. Leia o nosso guia simples para obter resposta às preocupações mais comuns e aprender a solucionar os problemas.

Por que motivo a pele fica mais sensível durante a gravidez?

A gravidez pode ser um período de grande ansiedade. Juntamente com um novo fluxo de hormonas, a pele pode ganhar uma sensibilidade adicional. De facto, alguns especialistas acreditam que esta é a forma das mulheres protegerem o seu corpo e o seu bebé das infeções e das doenças. Se a sua pele ficar muito seca e sensível, deve garantir cuidados diários calmantes, mas simples. Procure fórmulas minimalistas que contenham ingredientes hidratantes e suaves, como a glicerina, a manteiga de karité e o ácido hialurónico.

Por que motivo a minha pele ficou oleosa?

Durante a gravidez, a produção sebácea pode aumentar e os poros podem ficar obstruídos, o que pode provocar o aparecimento de acne à volta das bochechas, do queixo e da linha do maxilar. Esta alteração hormonal é causada pelo aumento de progesterona no corpo para preparar o útero. Apesar desta situação ser totalmente natural, não deixa de ser importante manter a pele equilibrada. A melhor forma de controlar a oleosidade da pele é através da utilização produtos de limpeza e hidratação concebidos para controlar as manchas que possam surgir e para regular a gordura, com ingredientes esfoliantes suaves como os AHA (alfa-hidroxiácidos.) Evite ingredientes mais agressivos como o ácido salicílico, já que pode aumentar a sensibilidade. Ou experimente uma máscara à base de argila ou lama para limpar os poros com suavidade e controlar a congestão.

Como posso prevenir o melasma?

À medida que a pele fica mais sensível durante a gravidez, aumenta também a fotossensibilidade (reação aos raios UV do sol). Esta reação estimula as hormonas que produzem melanina, podendo causar melasma, uma condição da pele caracterizada pelo surgimento de manchas acastanhadas. “O melasma é uma condição em que os melanócitos criam uma maior quantidade de pigmentos e resulta tanto da exposição solar como da exposição ao estrogénio”, explica o dermatologista Zac Handler. “Embora não aconteça apenas em grávidas, o aumento de produção de estrogénio durante a gravidez fez com que este distúrbio ficasse também conhecido como ‘máscara da gravidez’".

O melasma é uma condição em que os melanócitos criam uma maior quantidade de pigmentos e resulta tanto da exposição solar como da exposição ao estrogénio

Dr Zac Handler, Especialista em Dermatologia.

Cuidar da pele durante a gravidez: Os melhores produtos para a pele durante a gravidez

Apesar de ser comum o melasma desaparecer no fim da gravidez, é muito importante proteger a pele do rosto com um protetor solar de amplo espectro e um fator de proteção elevado. Aplique-o todas as manhãs como último passo da sua rotina de cuidados da pele durante a gravidez. "O tratamento do melasma foca-se na redução da exposição aos raios ultravioleta nas áreas afetadas, usando um protetor solar de espectro largo, e no uso adicional de cremes mais leves, como a hidroquinona", continua o Dr. Handler. “Importa referir que se o pigmento se encontrar na derme (camada intermédia da pele), por oposição à epiderme (à superfície), o tratamento será mais difícil. Um dermatologista especializado poderá ajudar a fazer essa distinção e recomendar um tratamento adequado."

Como posso evitar as estrias da gravidez?

As estrias são uma parte natural da gravidez. Inicialmente parecem linhas rosadas nas coxas, estômago e seios. Aparecem especialmente durante o terceiro trimestre, quando se dá um maior aumento de peso e a pele estica muito para acomodar o crescimento do bebé, fazendo com que as fibras elásticas debaixo da superfície da pele se partam. Pode prevenir e reduzir o aparecimento de estrias através da aplicação de um creme de hidratação profunda, de manhã e à noite, nas zonas onde as estrias costumam surgir. Continue a aplicar o creme hidratante durante toda a gravidez, especialmente quando as estrias começarem a aparecer, já que são mais fáceis de tratar quando são novas.

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

Conselhos Dos Especialistas

Dr Zac Handler

Combata a pele seca do seu corpo com um gel de banho hidratante, seguido de uma loção para o corpo que seja suave.