Gravidez

Cuidar da pele durante a gravidez: Pele seca durante a gravidez

O ‘brilho das grávidas’ é um termo usado para descrever o aspeto saudável e brilhante das grávidas, devido a um fluxo adicional de hormonas e do entusiasmo pelo bebé que aí vem. No entanto, a realidade pode ser bem diferente e muitas mulheres têm de lidar com todo um novo conjunto de preocupações - tais como a pele seca. Se sabe do que estamos a falar, continue a ler para saber como prevenir e tratar a secura da pele durante a gravidez.

Causas da pele seca durante a gravidez

Durante a gravidez, o corpo necessita de recursos vitais para contribuir para o crescimento saudável do bebé. Um desses recursos é a água, pelo que a maior parte dos líquidos ingeridos pela grávida vai primeiro para o bebé, deixando-a com o que sobra. Por esse motivo, a pele pode ficar seca e pode sentir-se mais desidratada do que o normal.

Como as grávidas podem prevenir a pele seca

Pode ajudar a prevenir a secura da pele durante a gravidez ingerindo alimentos ricos em água, como fruta, frutos secos e vegetais. Estes tipos ‘alimentos aquosos’ são absorvidos rapidamente pelo corpo. Também deve garantir um consumo adequado de água (cerca de dois litros) ao longo do dia.

Cuidar da pele durante a gravidez: Pele seca durante a gravidez

Outra causa da pele seca durante a gravidez são os danos provocados pelo sol e que podem ocorrer em qualquer altura do ano, mesmo nos dias cinzentos e nublados. Isto devido aos raios UVA do sol, que chegam às camadas mais profundas da pele e danificam a sua estrutura e proteínas importantes como o colagénio e a elastina. Estas proteínas são responsáveis por manter a pele suave e hidratada; quando ficam danificadas a pele fica mais seca. A pele das mulheres também fica mais fotossensível durante a gravidez, pelo que é importante aplicar o equivalente a uma colher de chá de protetor solar de amplo espectro no rosto todas as manhãs.

Tratamento da pele seca durante a gravidez

A secura da pele durante a gravidez deve ser tratada com produtos muito hidratantes e ricos em óleos, para ajudar a restaurar a barreira protetora natural da pele. Procure fórmulas que contenham ingredientes super-hidratantes, que ajudem a reter a hidratação da pele ao longo do dia, como glicerina, manteiga de karité, ácido hialurónico, niacinamida e óleos ómega. À noite, escolha cremes de atuação mais profunda que ajudem a pele a recuperar e a rejuvenescer-se durante o sono, ou então aplique uma máscara noturna e intensa com ingredientes apaziguadores.

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

Conselhos Dos Especialistas

Dr Zac Handler

Continue a aplicar um hidratante ao longo da gravidez, particularmente quando as estrias começarem a aparecer: no início são mais fáceis de tratar.