A saúde da pele

Dicas de cuidados com a pele: Conselhos para a pele seca, oleosa e propensa a eczema

Tipos de pele diferentes possuem necessidades diferentes. Por isso, é importante criar uma rotina à sua medida. Conheça as nossas dicas e sugestões de cuidados com a pele para manter a sua pele feliz, saudável e com um aspeto fantástico.

Dicas para cuidar da pele oleosa

Limpar: Os tipos de pele oleosa podem ser propensos a erupções cutâneas, pontos negros e poros abertos. Por isso, deve usar um creme de limpeza rico em alfa-hidroxiácidos, como o ácido glicólico e o ácido láctico. Estes ácidos esfoliam suavemente a superfície da pele, removendo a gordura e limpando os poros. Limpe duas vezes para remover a maquilhagem do dia e deixar a pele fresca e livre de poeiras e poluição.

Hidratar: Pode controlar o brilho e futuras erupções cutâneas com um creme hidratante isento de óleos e não comedogénico. Embora possa sentir que a sua pele é oleosa, isso não a impede de ficar desidratada. Por isso, este passo é importante. Também deve aplicar uma loção leve para o corpo após a lavagem com um gel de duche esfoliante. Este processo vai ajudar a suavidade e a flexibilidade da sua pele.

Aplicar uma máscara: Se a sua pele for particularmente oleosa e congestionada, pode aplicar uma máscara para o rosto à base de argila ou lama uma ou duas vezes por semana. Estes tipos de máscara removem as impurezas da pele de forma natural e ajudam a controlar as erupções cutâneas e os pontos negros.


Dicas para cuidar da pele seca

Limpar: A pele está protegida por uma barreira natural que ajuda a reter a água e os lípidos hidratantes, mas esta função pode ficar comprometida em tipos de pele mais secos. Isto significa que a barreira da pele não consegue reter a água de forma adequada, que evapora facilmente. "Embora os sabonetes possam acentuar esta condição, a causa subjacente é a ausência de óleos (lípidos) na camada superior da pele", explica o dermatologista Zac Handler. “Além disso, também ocorre uma redução da hidratação natural. Isto impede que a pele seja capaz de reter a água, que fica áspera e escamosa”.

Assim, quando escolher um gel de limpeza para tipos de pele seca, procure fórmulas suaves e hidratantes ricas em lípidos que nutram e hidratem a pele. A mesma regra aplica-se aos produtos que usa no banho e no duche.

Hidratar: A pele seca requer hidratação. Por isso, é importante encontrar o hidratante certo para a sua pele. Procure fórmulas que contenham ácido hialurónico, um humidificante natural que ajuda as células da pele a reter o máximo de humidade, hidratando sem adicionar gorduras.

Aplicar uma máscara:
As máscaras noturnas são excelentes para hidratar os tipos de pele seca e, tal como nos hidratantes, procure fórmulas ricas em ácido hialurónico. Irá acordar com uma pele mais apaziguada, suave e lisa.

Dica Sanex:
Se sentir que a sua pele fica seca ao longo do dia, aplique um spray facial rico em minerais. Tal irá conferir um reforço de frescura e hidratação à sua pele.


Dicas para cuidar da pele sensível e propensa a eczema

Limpar: A pele sensível e propensa a eczema pode surgir devido a muitos fatores, como perfumes, químicos agressivos e até devido à água dura. Por isso, necessita de uma limpeza suave ou de uma água micelar composta pelo mínimo de ingredientes. Também deve garantir que apenas lava o rosto e o corpo uma ou duas vezes por dia. A lavagem excessiva pode acentuar a sensibilidade e remover lípidos e óleos importantes da pele. Experimente um Gel de Banho como o Sanex Dermo Micelar Sem Sabão da Sanex sem corantes nem fragrâncias.

Hidratar: Tal como o gel de duche e de limpeza, o seu creme de hidratação deve ter ingredientes hidratantes, mas em pouca quantidade. Procure ingredientes calmantes como a glicerina, o ácido láctico e a manteiga de Karité, úteis para apaziguar a sensibilidade da pele. “As lesões da pele seca devem-se a um problema na barreira da epiderme, que permite a evaporação da água", afirma o Dr. Zac Handler. “Isto causa comichão na pele, que pode ser atenuada com hidratantes. Além disso, é importante evitar sabonetes que sequem a pele e produtos com fragrâncias que podem agravar o eczema."

Os tipos de pele sensível também beneficiam da aplicação de um soro antioxidante, como a vitamina C, antes do creme hidratante, pois ajuda a proteger a barreira protetora da pele dos agressores ambientais. Isto pode ser evitado durante crises de sensibilidade ou eczema.


Dica Sanex:
Aplique o creme hidratante quando a pele ainda está um pouco molhada. Isto ajuda a reter a humidade.


As lesões da pele seca devem-se a um problema na barreira da epiderme, que permite a evaporação da água

Dr Zac Handler, Especialista em Dermatologia.

Dicas de cuidados com a pele: Conselhos para a pele seca, oleosa e propensa a eczema
 

Dicas para cuidar dos tipos de pele normais

Limpar: A de pele normal é saudável, bem hidratada e equilibrada. Por isso, necessita apenas de uma rotina de cuidado simples e protetora. Experimente um agente de limpeza que remova as impurezas e as poeiras e tente esfoliar uma ou duas vezes por semana para manter a pele brilhante e suave.

Hidratar: Um creme hidratante leve com ingredientes antioxidantes protetores é ideal para tipos de pele normal, já que ajuda a defendê-la dos agressores do meio ambiente. Contudo, é importante ter atenção às necessidades da pele. Pode ser preciso mudar para um produto mais hidratante durante o inverno, quando está mais frio.

Aplicar uma máscara: As máscaras para o rosto estão cheias de ingredientes hidratantes criados para dar volume e hidratar a superfície exterior da pele. Aplique uma máscara antes de um evento importante ou de uma festa para manter a pele fresca e brilhante toda a noite.

Dica importante da Sanex: Qualquer que seja o seu tipo de pele, o último passo da rotina de cuidados diários deve ser sempre a aplicação de um protetor solar de amplo espectro que defenda a pele dos raios UVA e UVB. Os raios UVA podem danificar as camadas profundas da pele e estão presentes durante todo o ano, mesmo nos dias cinzentos e nublados. Já os raios UVB são mais predominantes no verão, quando a pele está mais resistente.

 

PARTILHAR ESTE ARTIGO

about the expert

Conselhos Dos Especialistas

Dr Zac Handler

A pele sensível e muito sensível pode reagir e ser desencadeada por fatores como perfumes, químicos agressivos e, inclusivamente, água dura.