TIPOS DE PELE

Pele Seca

A pele seca tem falta de hidratação, o que a pode deixar sem brilho e mais propensa ao aparecimento de rugas, problemas cutâneos e reações alérgicas. Os componentes da pele, incluindo os lípidos e as proteínas, formam uma barreira que retém a hidratação e, se forem danificados, a humidade evapora e a pele seca.

A pele necessita de hidratação adicional para ajudar a reforçar e nutrir a barreira protetora. Procure produtos hidratantes, e que promovam um microbioma saudável, para nutrir e lavar delicadamente a sua pele, retendo a hidratação natural ao mesmo tempo que reforçam as suas defesas.

Tenha especial cuidado com a sua pele quando o tempo estiver muito quente, frio ou ventoso, para evitar que fique gretada ou irritada.

Factos sobre a pele seca

FACTO 1

Embora seja mais habitual nos meses mais frios, especialmente no inverno, a pele seca pode revelar-se em qualquer altura do ano.

FACTO 2

A secura é um problema provocado por fatores ambientais como o sol, a poluição e a humidade, mas que também pode ser uma questão genética.

FACTO 3

Pele seca não é o mesmo que pele desidratada. A pele desidratada acontece quando o corpo tem falta de água, enquanto a pele seca é um tipo de pele.

FACTO 4

A melhor forma de tratar a pele seca é manter uma rotina consistente e hidratá-la durante todo o ano. Embora beber água ajude, para quem sofre de pele muito seca é essencial usar produtos de tratamento.

A sua rotina

Primeiro passo

Consoante a estação do ano, é importante adaptar a sua rotina de acordo com o meio ambiente. Aplicar loções à base de água no verão e cremes mais espessos à base de óleo no inverno irá ajudar a combater a pele seca.

Segundo passo

Beba 8 copos de água por dia. Isto irá ajudar a hidratar naturalmente a sua pele enquanto elimina as toxinas, mantendo-a flexível, com um pH equilibrado e realçando o tom de pele.

Terceiro passo

Aplique produtos delicados e sem sabão, e evite duches quentes prolongados. Use produtos que respeitem o seu microbioma e que não desgastem a barreira protetora natural da pele. Desta forma, irá reforçar as defesas da pele e reter a sua humidade natural, tornando-a mais elástica e hidratada. Também ajuda usar vestuário fabricado com fibras naturais, como algodão e seda, e evitar tecidos como poliéster, nylon e outros materiais sintéticos. Isso ajudará a evitar atrito e comichões e permitirá que a pele respire.