TIPOS DE PELE

Pele Sensível

A pele sensível reage vigorosamente aos fatores externos e aos alergénios, e estas reações podem manifestar-se através de irritações, erupções e vermelhidão. Na pele sensível, a função de barreira da camada exterior tende a ser menos resistente, e por isso pode sofrer danos com maior facilidade.

A pele pode ser sensível a diversos agentes: o clima, a alimentação, a poluição ou o stress podem ser fatores determinantes, e a pele também pode reagir a certos produtos cosméticos. Proteja a pele sensível, optando por produtos que tenham sido dermatologicamente testados e especialmente formulados para o seu tipo de pele. Escolha produtos de cuidados da pele com pH pouco agressivo, com menos ingredientes, que sejam hipoalergénicos e sem corantes nem fragrâncias.

Factos sobre a pele sensível

FACTO 1

A pele sensível pode afetar todas as zonas do corpo, embora seja mais comum fazer-se sentir nos cotovelos, mãos, joelhos e maçãs do rosto.

FACTO 2

O termo "pele sensível" é mais genérico do que científico. Por isso, se sofre de qualquer tipo de sensibilidade da pele ou de pele atópica, é importante consultar um dermatologista para avaliar qual é o problema, qual poderá ser a sua origem e quais as alterações alimentares ou de estilo de vida que pode implementar para o atenuar.

FACTO 3

As reações de pele sensível podem ser resultado do trabalho do sistema imunitário no combate a uma potencial ameaça. Este é muitas vezes o caso de doenças de pele como o eczema e a psoríase.

FACTO 4

Quando começa a sentir a pele mais sensível, é sinal de que a barreira natural está enfraquecida, seja devido a fatores externos, como o clima ou a poluição, ou em resultado de alterações internas como o stress ou a fadiga. Primeiro sente-se e só depois se vê.

A sua rotina

Primeiro passo

Apesar de não poder controlar todos os fatores externos e internos que desencadeiam a sensibilidade da pele, pode certamente controlar os produtos que aplica na sua pele. Reforce a barreira protetora natural da pele através do uso de produtos que favorecem o microbioma para fortalecer as defesas naturais da pele, ao mesmo tempo que preservam a sua hidratação natural.

Segundo passo

Use produtos que contenham o mínimo de ingredientes e que sejam formulados especificamente para pele sensível. Deve utilizar estes produtos no banho ou no duche. Lembre-se de que muitas das espumas ou bombas de banho podem irritar a pele. Também é fundamental ter atenção ao comprar detergentes ou outros produtos para lavar a roupa, pois alguns deles podem causar irritação e desencadear reações cutâneas ou mesmo alergias.

Terceiro passo

A sensibilidade nas axilas pode ser tratada com desodorizantes específicos, evitando a utilização de aerossóis. Nas mãos sensíveis, use luvas para lavar a loiça ou fazer limpezas, porque a água quente e os agentes químicos agressivos irão irritar ainda mais a sua pele.