TIPOS DE PELE

Pele Muito seca

A pele muito seca tem falta de hidratação, o que a pode deixar sem brilho, escamosa e mais propensa ao aparecimento de rugas, problemas cutâneos e reações alérgicas. Os componentes da pele, incluindo os lípidos e as proteínas, formam uma barreira que retém a humidade. Se for danificada, essa humidade evapora-se e a pele fica muito seca.

A pele necessita de hidratação adicional para ajudar a reforçar e nutrir a barreira protetora.Opte por produtos que preservem o microbioma para reforçar a camada protetora de bactérias que habita na sua pele e fortalecer as defesas naturais. A sua pele irá ficar mais flexível e reter a humidade natural, mantendo-se hidratada e equilibrada.

Tenha especial cuidado com a sua pele quando o tempo estiver muito quente, frio ou ventoso, para evitar que fique gretada ou irritada.

Factos sobre a pele muito seca

FACTO 1

Uma grande parte da população sofre de pele muito seca em alguma época do ano. A maioria das pessoas fica com manchas na pele, especialmente nos joelhos, cotovelos e nós dos dedos.

FACTO 2

Os sintomas de pele muito seca incluem: prurido, fissuras, crostas e escamas. Em casos graves, a pele pode ficar tão seca que sangra quando greta.

FACTO 3

A pele muito seca é provocada por diversos fatores, sendo que a maior parte são ambientais ou situacionais e não genéticos. Os fatores ambientais incluem exposição solar, frio extremo, ventos rigorosos e poluição. Os fatores situacionais podem estar relacionados com o trabalho manual e o manuseamento de químicos ou sabões agressivos, passíveis de provocar secura extrema nas mãos.

FACTO 4

É sempre importante beber água, mas se sofrer de pele muito seca, deve tentar beber pelo menos 8 copos de água por dia. A pele terá mais elasticidade, irá ajudar na circulação sanguínea e combater o envelhecimento da pele.

A sua rotina

Primeiro passo

A melhor forma de combater a pele muito seca é hidratá-la com regularidade. Tenha sempre consigo um creme hidratante e reaplique-o durante o dia nas zona afetadas.

Segundo passo

Use sabonetes hidratantes. Evite a utilização de químicos ou produtos que sequem ainda mais a pele. Não devem ser usados esfoliantes nem loções de limpeza nas zonas afetadas, pois irão irritar ainda mais a sua pele. Se a sua pele estiver extremamente seca, tente tomar duche dia sim dia não, já que a água quente poderá deixá-la ainda mais seca. Segue-se com toques suaves vez de esfregar a toalha no corpo.

Terceiro passo

Use vestuário suave e que não faça fricção nas áreas afetadas da pele. O algodão e a seda são fibras naturais que deixam a pele respirar. Evite vestuário sintético e materiais ásperos.