Tipos de pele

Pele normal

Pele normal é pele saudável. Suave, firme e elástica, a pele normal é livre de lesões e doenças, bem hidratada e equilibrada. Mais importante, a pele normal está numa condição otimizada para desempenhar as suas funções essenciais.

Pele sensível

A pele sensível reage grandemente aos fatores externos e alergénicos. Isto porque a camada exterior — o estrato córneo — tem tendência a ter uma função de barreira enfraquecida, pelo que pode ser danificada mais facilmente.

Contudo, nem toda a pele sensível é igual e pessoas diferentes são afetadas por coisas diferentes. A pele de algumas pessoas pode ser sensível ao contacto com determinados produtos, causando erupções ou eczema. Outras são afetadas pelo tempo, dieta, poluição, cosméticos ou até pelo stress.

Pele seca

A pele seca tem falta de hidratação, ficando baça e com maior propensão para rugas, condições de pele e reações alérgicas. A superfície da sua pele contém cerca de um quinto da água do seu corpo. Os componentes da pele, incluindo os lípidos e proteínas formam uma estrutura de «tijolos e argamassa» especial para reter a água. Se estiverem danificados, a sua pele fica desidratada. Uma barreira da pele enfraquecida interfere com a capacidade da pele em manter a hidratação selada. Portanto, a pele seca deixa a hidratação evaporar-se, deixando-a ainda mais seca e com maior necessidade de cuidados extra.

Pele oleosa

A pele oleosa ocorre quando as glândulas sebáceas produzem demasiado sebo ou óleo, o que a pode deixar com um aspeto brilhante ou oleoso. O excesso de sebo também pode bloquear os poros e provocar borbulhas.

As áreas mais afetadas são o rosto, pescoço, peito e costas. Muitas pessoas têm pele oleosa durante a puberdade, mas a pele de algumas pessoas é oleosa durante toda a vida, devido a predisposição genética ou hormonas. Se os seus pais tinham pele oleosa, também poderá tê-la. E quaisquer mudanças hormonais — devido à menstruação, gravidez, situações emocionais, transição para a menopausa — também podem tornar a pele oleosa.

Pele com tendência atópica

A pele com tendência atópica não é um tipo de pele, mas antes uma condição cutânea. Contudo, merece uma nota especial, uma vez que muitas pessoas que poderão sofrer da mesma poderão nem sequer ter noção disso. Se a sua pele está avermelhada e tem comichão, poderá estar a dizer-lhe que tem tendência atópica.

A pele com tendência atópica é uma condição genética de deterioração da barreira cutânea que aumenta a perda de água e a permeabilidade da pele aos alergénicos. Como resultado, a pele torna-se seca, reativa e desconfortável.